Aeronave de Utilização Visual

2012年,资源传媒以林克、维维安娜兄妹重返亚马逊无人区,寻找当年被迫遗弃在《穿越》途中的装备策划了一部纪录片,为在极其复杂地理环境实施拍摄,决定采用侦测和航拍无人机。在测试了多个不同国家和品牌的无人机性能不能满的情况下,资源传媒开始自行研发。2014年,首架试验无人机问世,取名OF空中视觉系统(OF-AUV)。2015年9月,首届拉美无人机展邀请OF-AUV作为巴西唯一自行研制的无人机组织现场演示,其独特、先进的控制技术和优越的应用特性一举轰动整个南美。空中技术援助、节目直播协作、行业应用定制,各种请求扑面而来,使这个专为拍摄纪录片而研发的自用无人机迅速成为巴西标志性的高科技产品。

Um VANT que nasceu por um documentário

No ano de 2000, o casal Yanjun Zhang e Linjie Xiao chegaram no Brasil para documentar o Rio Amazonas, além de terem trazidos equipamentos de filmagem de ultima geração e computadores de grande escala (sistema de processamento de dados e filmes), trouxeram também GPS portátil Garmin e helicóptero de controle remoto (RC), estes equipamento especiais os acompanharam nos 10 anos de filmagem e aventura no Brasil. Conforme o conhecimento que os brasileiros tem sobre a tecnologia foi aumentando, esses dois “artefatos míticos” foram “reencarnando” um atrás do outro.

Em 2012, Yanjun Zhang e seus três familiares começaram a planeja “VANTs sobre o Rio Amazonas”. Este é um documentário sobre esta família e os Drones, descreve os irmãos Link (10 anos) e Viviana (8 anos) que acompanharam os pais deles na rota de viagem e aventura no Rio Amazonas, o processo de utilizar VANTs para fazer mapeamento fotográ co, produção de mapas quadridimensionais.
O helicóptero de controle remoto para captação de imagens daquela época, usava giroscópios simples para estabilizar o aeronave, só podia voar nas distâncias limitadas visualmente. Com a premissa de ser um veículo de mapeamento fotográfico, sem limites visuais e posisionar-se precisamente, helicópteros de controle remoto não conseguem realizar. Os Drones modernos de alta tecnologia conseguem realizar voos quebrando limites visuais com waypoints. Para buscar o Drone que consegue fazer essa missão, testamos 11 tipos representativos de Drones e 9 controladores mais avançados atualmente.

A região de Amazonas é repleta de florestas tropicais, condições geográficas estranhos, interferências magnéticas complexas. Os Drones testados utilizam micro-computadores para serem controlados, depender do GPS cilvil, perseguir a “precisão” e “autonomia” em ambientes imaginários. Mesmo se chamando de “aeronave integral”, só poderá ser no máximo um “”caçador urbano”, além de não conseguir voar com segurança numa cidade que tenha uma interferência complexa, também não consegue ser utilizado em campos imprevisíveis.

Montado num tigre sem poder descer, a família do Zhang foram obrigados a seguir o caminha de desenvolvimento de Drones. Com base nos conhecimentos de avião de verdade e de experiências de programação do Linux Embarcado, depois de 2 anos, um Drone de tarefa inteligente que consegue voar em ambientes rigorosos, da forma confiável e automático nasceu…

OF-AUV – Aeronave de Utilização Visual

Para ser um Drone de mapeamento e de lmagem aérea no documentário “VANTs sobre o Rio Amazonas”, além de poder voar além do alcance visual da forma segura, precisa também de sistema con ável de controle e a transmissão de vídeo em tempo real à longa distância. O mais importante é da comunicação e controle ter uma certa resistência a interferências, utilizar métodos con áveis de localização e navegação, e ter um sistema de propulsão com certa resistência contra água e à corrosão.

OF-AUV inclui muitas tecnologia líder da indústria:

A tecnologia de percepção ambiental é a fronteira para o voo autônomo inteligente, e a chave dessa aplicação é a visão antecipado do terreno (terrain lookahead) e identificar corretamente uma imagem em iluminações e espectros diferentes. OF-AUV carrega um telêmetro a laser (Laser Range nder) com o alcance de 0,2 metros até 70 metros de distância; sistema de reconhecimento de imagem multispectral composto com precisão de centímetros, os dados recolhidos são entregues ao módulo de visão antecipado no microprocessador, os processadores microeletrônicas de alta velocidade controla o aeronave realizando o seguimento de terreno (Terrain Following) e desvio de obstáculos inteligente, fazendo com que missões além do alcance visual que mais seguros.

A base RTK (Real-time Kinematic) é a nova tecnologia de navegação e de controle por solo para os Drones. Este usa a posição de GPS do estação terrestre como ponto de partida, com o rastreamento em tempo real do aeronave, usar o ângulo magnético relativo e a distância para navegar da forma precisa e controlar a altura, com a característica de alta estabilidade e alta resistência à interferências. A estação-base integral móvel OF-II estará disponível em breve, pesará 23 Kg, utiliza um notebook anti-três para construir a comunicação com o aeronave, alcance máximo de 50 Km.

A disposição de câmeras múltiplas (Multiple Camera Array) composto por 6 a 36 câmeras multi-espectrais formando formações diferentes, é um sistema de aquisição de fotos especial composto por vários fotos de ondas diferentes. Pode ser utilizado para exames geográ cas, busca e salvamento, análise de desastres agrícolas, vigilância orestal, etc.

Documentário “Atravessado”

nome original “Atravessando o Grandioso Rio”
Link do Video : www.youtube.com/watch?v=eUn4pr4kBsQ

No ano de 2000, como o planejador e executor o fotógrafo chinês Yanjun Zhang e a sua esposa, com três acompanhantes brasileiros, levando câmeras digitais e equipamentos de sobrevivência mais avançados daquela época, dirigindo um Jeep fora de estrada modi cado pela empresa estadunidense Chrysler Group LLC; fora de estrada da Chevrolet feito no Brasil e veículos de abastecimento Ford, começou um projeto de lmagem nunca feito antes por ninguém, lmaram no Brasil “O Charme da Cultura”. Eles partiram do São Paulo, o “caldeirão de imigrantes do mundo”, e chegaram na primeira cidade nomeado do Brasil, chamado de Cananéia. Seguindo o caminho dos garimpeiros que vieram na América do Sul, passando por uma das cidades litorâneas mais famosas da América do Sul, o Florianópolis; o capital do Estado de Paraná, o Curitiba; “a cidade alemã” Blumenau e chegando na cidade pantanal, Miranda, pela cidade entre a fronteira brasileira e boliviana chamada Corumbá entramos na região do Rio Amazonas. Toda jornada demorou 10 anos, andando ao todo 160.000 Km, tiramos mais de 200.000 fotos e 6300 horas de lmagem, 83.000 brasileiros participaram.

This project set up by Editora Recurso!

If you are interested in participating, or use images. We are happy to discuss.