Viagem China em 16 janeiro à 30 janeiro 2007

A viagem foi organizada pelo empresário chinês, produtor e fotógrafo Sr. Yanjung Zhang, proprietário de canais de televisão em Pequim e em Guangtong, e da empresa BOA Center Limited no Brasil, com o objetivo de promover a integração e o intercâmbio cultural e folclórico entre os dois países e identificar oportunidades de negócios.

Representei a ABPITV nesta viagem a China como membro do conselho de comunicação.

A visita incluiu 5 cidades chinesas: Nanning, Liuzhou, Ronshui, Guilin (todas da Província de Guangxi – Sudoeste da China) e Beijing com inúmeros eventos culturais, turísticos e de gastronomia.

Os encontros e reuniões contaram com a presença de autoridades locais, tais como:

  • Prefeitos das cidades da Província de Guangxi,
  • NNTV Nanning Television – Presidente Sra. LI Yue,
  • Television Radio Media Nanning – Presidente Sr. Liu
  • Nanning International Folk Song Arts Festival – Sra. Chen Xiao Ling,
  • Membros do “The National Committee of the CPPCC” em Beijing – Sr. Zhao Ximing (secretário geral) e Sr. Wan Guo Chang (vice-ministro sênior),
  • Xieli “International Economy & Culture Exchange Center” em Beijing – Sr. Wu Xiao Dong,
  • Diretor do Comitê dos Jogos Olímpicos XXIX e Vice-presidente da Fifa na Ásia e China em Beijing – Sr. Zang Jilong,
  • Chinese Folk Literature and Art Society em Beijing, Sr. Xiang Yun Ju,
  • China Vision and China Capital Management Company em Beijing, Managing Director – Sr. Cui Ming,
  • Representante do Embaixador Sr.Luiz Augusto de Castro do Brasil na China em Beijing – Sra. Paula Alves de Souza).

Ficou nítido o interesse em estreitar relações culturais com o Brasil; especificamente no tema audiovisual e ABPITV, demonstraram-se dispostos em produzir/co-produzir conteúdos brasileiros a serem transmitidos na China e também conteúdos chineses a serem transmitidos no Brasil.

Em todas as conversas e discursos que tive a oportunidade de fazer como conselheiro de comunicação da ABPITV, mencionei que esta associação tem o apoio do Governo Federal através do Ministério da Cultura e da APEX Brasil – Agência de Promoção de Exportações e Investimentos.

Apresentei o Projeto Setorial de Exportação, que prevê a nossa participação em eventos internacionais, identificando e desenvolvendo missões em vários mercados alvos como Canadá, Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Japão, etc.. Mencionei que esta era a 2ª. viagem da ABPITV a China, sendo a 1ª., em 2005, onde uma missão brasileira esteve em Beijing e Shanghai para entender melhor e identificar oportunidades de negócios do mercado chinês de audiovisual. Enfatizei que a ABPITV é uma associação com aproximadamente 100 empresas que produzem, co-produzem e distribuem conteúdos brasileiros e internacionais de audiovisual como documentários, longa-metragens, animação e séries para todo o mundo. Prossegui dizendo que nesta visita a China, identifiquei um enorme potencial de produção/co-produção de muitos temas de ambas as culturas e que poderiam suscitar interesse nos dois países.

Está prevista uma visita de uma comitiva chinesa ao Brasil em Fevereiro/Março de 2007, organizada pelo mesmo empresário Sr. Yanjung Zhang, juntamente com o governo chinês.

Aproveitei a oportunidade e convidei esta Comitiva, mais especificamente integrantes do mercado audiovisual, para um encontro com a ABPITV. Solicitei que nos fossem enviada a relação dos integrantes desta comitiva e datas disponíveis, para que no momento oportuno sejam agendadas reuniões para analisar e discutir possibilidades de negócios e eventualmente apresentarmos projetos de ambos os lados. O Sr. Yanjung Zhang, manifestou o desejo que intermediássemos um encontro desta comitiva com representantes do Ministério da Cultura .

A meu ver, foi uma viagem muito positiva e proveitosa para a ABPITV.

Em anexo algumas fotos para documentação:

  • Visual China,
  • Prédio do governo chinês – The National committee of the CPPCC,
  • Jantar oferecido pelo Instituto Xieli de Cultura,
  • Encontro com o vice-ministro CPPCC,
  • Um dos muitos discursos ABPITV-Mauricio,
  • Diretor dos Jogos Olímpicos de 2008,
  • “Ninho” dos Jogos Olímpicos de 2008.

Coloco-me a disposição para quaisquer outros esclarecimentos sobre a viagem.

Atenciosamente,

Mauricio Delman Lains

This project set up by Editora Recurso!

If you are interested in participating, or use images. We are happy to discuss.