Link: Viagem em Janeiro

Brazil, 2012, digital, color, 12 min

Esta viagem durou oito dias, fui com minha família para dois cidades – o Blumenau é cananéia.

On YouTube

Quando começei a traduzir este filme, eu começei a saber dos meus pais e da minha família.

O meu pai é um fotógrafo, a minha mãe é uma dançarina, meus pais vieram no Brasil para filmar a Amazonas.

Eles não falam o português, e tiveram muitas dificuldades. Depois, filmaram “A Charme da Cultura” no Brasil. Este documentário fala sobre a força da cultura, demorou oito anos para acabar este filme, eu e a minha irmã nascemos no Brasil.

Na minha memoria, a minha casa fica no carro, começou com um SUV Chevrolet grande, depois trocamos pelo um Jeep americano. Nos foram para vária cidades brasileiras importantes, Cananêia, Blumenau, Miranda e terras sem dono.

No Pantanal, conheci o meu primeiro amigo Thiago, na época tenho cinco anos e minha irmã três. Depois conhci o Itallon em São Paulo.

Minha irmã gosta de cantar. Ela inventa e canta. Não sabemos o que que ela esta cantando, nas estradas longas, acostumamos a canção dela, é bonita.

Maioria dos tempos passa no carro, as vezes dias, comer, dormir no carro. Eu e minha irmã gosta de ouvir histórias que a minha mãe conta. Tem contos europeus, baladas chinesas e mitos.

Nossos brinquedos era as câmeras do meu pai. Câmeras, filmadoras eu e minha irmã possui várias. O meu pai usa esse fotos e vídeos para fazer filmes para a gente ver.

Em 2009, imos para a China. O ministério da cultura fiz uma exposição para a minha família, muita gente visitou, o brasileiro Flavio e a sua esposa também foi. A exposição tem muitos fotos sobre mim e a minha irmã, também mostrou filmes do meu pai. Meus pais falaram muito, falaram sobre o filme do meu pai e da viagem nossa no Brasil.

Meus pais deseja que eu e minha irmã ficamos na China, e imos para várias cidades chinesas, imos para o planalto Mongol, o deserto de Gobi. Na China, eu e minha irmã estudamos na mesma escola, minha tia é a professora dessa escola.

Um dia, eu perguntei para a minha mão, quanto podemos voltar no Brasil? A minha mãe não respondeu. Um mês depois, minha mãe disse, não vamos ir a escola de novo, vamos voltar para o Brasil.

Hoje, nas minhas apostilas eu conheci muitas pessoas famósas que vieram no Brasil para explorar. Eu acho que, meus pais tiveram um mesmo começo muito difícil.