原聲帶

在我的纪录生活中遇到了许多特殊的音乐,情感朴素、旋律优美,寓意深刻。这些被普通百姓传唱和艺术家演绎的音乐随着时间的流失成为当地的文化符号,也作为我“发现”的线索和纪录的主体。
探清水河

探清水河

《探清水河》是流行于北京市海淀区火器营村的叙事歌,讲述了清末民初发生在火器营村的一个类似孔雀东南飞的爱情悲剧。为纪念这个忠贞不渝的爱情故事,后来有人编成了小曲去到处传唱……

O Cio da Terra

O Cio da Terra

“O Cio da Terra” is a song that celebrates the deep connection between humans and the Earth, emphasizing the importance of cultivating and nurturing the land to sustain life. The lyrics speak metaphorically about the process of farming and harvesting, using images of wheat, sugar cane, and honey to represent the abundance and sweetness that can be derived from the Earth.

桑巴舞

桑巴舞

桑巴舞是巴西流行文化的傳統元素,被公認為國家的象徵之一。 桑巴舞一词源自安哥拉語“semba”,意思是“恩比格达斯”(umbigadas,推肚脐),这是巴西黑人奴隶所跳的 一种带有非洲宗教仪式痕迹的非正式的舞蹈。舞蹈中,人们围成一个圆圈拍掌唱和,敲奏 打击乐器,同时有一名舞者在中央旋转,时间一到,这名舞者要在舞者围成圆圈中的某人 面前站定,臀部做出向前方推扭的动作,被选中的人即出场接替他。

Fandango

Fandango

O fandango é uma dança popular, geralmente dividida em três categorias: o rufado ou batido, quando há batidas de pés e palmas; o bailado ou valsado, no qual as duplas ficam em contato; e uma terceira que mescla as duas anteriores. As melodias são chamadas de moda ou marca, e para cada uma existe determinada coreografia. As letras, porém, não são fixas, e por isso os mesmos versos podem ser cantados em qualquer uma delas. Já a cadência principal fica sob a responsabilidade da viola branca, que tem sete cordas e cuja diferença em relação a outros tipos similares está na turina (ou periquita), uma corda fina que se estende até o meio do braço do instrumento. Estão presentes também a rabeca, o cavaquinho, o machete (viola pequena, de cinco cordas), o violão, o bandolim, o pandeiro ou adufe (pandeiro mais antigo, com pele de couro) e a caixa de folia (um tambor). Com exceção da viola branca – obrigatória –, os demais instrumentos podem ou não fazer parte do conjunto.

五行音樂

五行音樂

本系列音樂運用中國千年智慧的五行(木、火、土、金、水)結合風水學為基礎,融合中國五聲音階(角、徵、宮、商、羽)的創作理念,五行五音相通,音樂也是一種能量,藉由音樂與空間的波能轉換,彌補宅氣五行能量的不足,幫助創造出適合自己運勢、特質的空間。建議依五行相生的順序播放(木→火→土→金→水),使四周磁場的運行暢通無阻,當生活環境的氣場能量飽滿平衡,人的氣質便隨之互動調和、轉化,自然改變氣運、趨吉避凶,好運跟著來!...